Técnico em Manutenção e Suporte Em Informática

Duração do curso: 15 meses.

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DE CURSO

O técnico de nível médio de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática pode atuar na prestação autônoma de serviço e manutenção de informática, empresas de assistência técnica, programador de sistemas de informação, apoio ao usuário de informática (helpdesk), operador de computador (inclusive microcomputador).

  • Realizar montagem, diagnóstico, manutenção e instalação de computadores.
  • Instalar e configurar software (sistema operacional e aplicativos) para desktop e servidores.
  • Realizar instalação e manutenção de redes de computadores.
  • Realizar manutenção preventiva e corretiva de computadores e periféricos.
  • Prestar assistência técnica aos usuários em relação à utilização dos serviços de TI.
  • Auxiliar nas atividades de infraestrutura de TI, mantendo a disponibilidade de sistemas.
  • Prestar suporte ao ambiente interno, instalação e configuração de sistemas operacionais, redes e impressoras.
  • Identificar problemas e/ou dificuldades de acesso e utilização de aplicações.
  • Acompanhar e avaliar os níveis de serviços prestados.
  • Analisar a requisição ou problema apresentado, identificando a complexidade técnica para atuar na solução e direcionar para atendimento de acordo com nível técnico correspondente.
  • Verificar os sistemas das requisições e incidentes na fila de atendimento e analisar a prioridade conforme a urgência de cada caso.
  • Detectar e diagnosticar, pessoalmente, os sintomas apresentados pelo equipamento de um solicitante, fisicamente ou virtualmente, verificando as condições de funcionamento das instalações físicas e do sistema, para tomar as providências necessárias de acordo com o problema apresentado.
  • Responder pela organização e controle de peças e equipamentos quando retirados do estoque, controlando a logística e movimentação deles.
  • Configurar equipamentos para novos funcionários ou postos de trabalho, registrando os dados (protocolos de identificação, e-mail, perfil, dispositivos móveis) no equipamento destinado ao funcionário.
  • Realizar constante manutenção nos equipamentos, substituindo componentes/periféricos quando necessário, visando garantir o funcionamento adequado.
  • Recolher equipamentos usados (que não serão mais utilizados pelos funcionários), realizar a formatação e substituição de peças, otimizando o hardware (upgrade) com o objetivo de disponibilizar o equipamento a outro colaborador.
  • Estabelecer comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigir documentação técnica e organizar o local de trabalho.
© 2024 Colégio Fucamp | Desenvolvido por Código Forte.
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.